Moradia está mais sujeita às condições climáticas e à maresia; vizinhança também é importante
Fonte: ZAP em Casa
Enfim você decidiu realizar o sonho de comprar uma casa de praia. Agora é só fechar negócio e aproveitar os momentos perto do mar, certo? Calma. Primeiro verifique tudo e só compre quando tiver certeza das condições do imóvel. O clima e a maresia são fatores que diferenciam moradias na praia. Se não for nova, olhe bem.

A arquiteta ressalta também os custos permanentes. “O comprador deve saber que casa de praia exige manutenção sempre. Além da pintura e da marcenaria, a perda de eletrodomésticos é frequente. Se a casa for isolada, haverá necessidade de caseiros ou segurança”.
Perfil e vizinhos

Ieda lembra que muita gente compra imóveis em lugares calmos e distantes, mas os filhos crescem, querem lugares badalados e não vão mais para essas casas. “Em outros casos, o casal não suporta agito e é obrigado a se desfazer do imóvel por causa do barulho ou de uma praia lotada”.
Parte burocrática

“Se a casa for de frente para o mar, com certeza terá laudêmio, que é um documento da Marinha. O comprador tem que ficar atento, pois em muitos casos, principalmente no Nordeste, a Marinha tem reivindicado esses terrenos. Nas áreas de Mata Atlântica, o Ibama faz fiscalização”, diz Ieda.
