Por Cristina Fernandes – Analista Senior em Governança e Gerenciamento de Projetos de Infraestrutura e Telecomunicações.
“O maior medo do ser humano não é a mudança e sim ser considerado incompetente”
Edson Carli – Curso Pós Graduação Gestão de Mudanças PUCRS
- Se você não concorda com esta frase, responda:
Conhece alguém com medo de carro novo? Casa nova?
Realmente a possibilidade do fracasso é paralisante e nos leva sim ao extremo da frustração. Toda mudança boa é desejada, aí que cabe este time fantástico chamado de Gestão da Mudança, YES!
Um bom projeto deve mostrar valor, a utilidade para os stakeholders, ou seja, todos os envolvidos que causarão ou sofrerão o impacto após sua implementação. Quantas vezes, vemos projetos cuja a adesão é baixa e quando acaba o apoio dos patrocinadores ele simplesmente não decola ou se deteriora na empresa?
Cabe à equipe de Gestão da Mudança colocar em evidência o valor e a utilidade do projeto, capitaneando a comunicação e assim, levando a compreensão dos motivos para a implementação do projeto, divulgando todas as melhorias que virão, assim como manter o engajamento, o moral da tropa até o final do projeto, medindo o nível de prontidão da turma, reduzindo a cadeia de adoção do novo projeto e assim fazendo as pessoas usarem mais facilmente o novo processo ou nova ferramenta, abraçando a mudança, mas como fazer isto?
A Gestão de Mudança tem a responsabilidade de criar e monitorar até a entrega do projeto uma boa Estrutura de Projeto, esta estrutura deve conter:
- 1º Métricas: Qual o nosso nível de prontidão para a mudança?
- 2º Impactos Organizacionais: Quais impactos ativos e passivos serão criados?
- 3º Comunicação: Como faremos a divulgação?
- 4º Avaliação dos Stakeholders: Todos os impactados foram convidados?
Para iniciarmos este processo existe uma ferramenta fantástica que vale muito a pena uma pesquisa, é a Avaliação de Prontidão para Gestão de Mudanças ou (VPD – Value Proposition Design), considerada uma etapa crucial no processo de Gestão de Mudanças.
Enfim, aprendendo muito neste novo curso, grata a cada mestre por todo o saber compartilhado, criando uma ressonância fantástica!
Amigos Gerentes de Projetos, PMO e PMI’s, conta aí, na sua empresa tem Gestão da Mudança? Como é?
Lei de Direitos Autorais, (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei
